terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Você tem vergonha de que?





Vergonha é uma condição psicológica e uma forma de controle religioso, político, judicial e social, consistindo de idéias, estados emocionais, estados fisiológicos e um conjunto de comportamentos, induzidos pelo conhecimento ou consciência de desonra, desgraça ou condenação.

O terapeuta John Bradshaw conceitua a vergonha como a “emoção que nos deixa saber que somos finitos”.
A vergonha é um sentimento social, dizia  Lévi-Strauss.
É a não aceitação decorrente do processo  psicológico de ser pegado em flagrante fora dos padrões aceitos e valorizados,  pensamos nós. A presença do outro, insinuada enquanto testemunho, fiscal, juiz,  avaliador é determinante do sentir vergonha. Vera Felicidade de Almeida Campos
 
Ficar nú é vergonhoso, é o estar desprotegido, exposto.
 
Vários endocrinologistas relatam que seus pacientes obesos  frequentemente mentem, negam ter comido doces, ter comido quantidades maiores.
Mas, no Brasil, o que me faz ficar com vergonha, é não do Brasil que é um país maravilhoso e com mil oportunidades em todos os sentidos. Mas, sim, é o que vemos há decádas, que nos três proderes da República, há alguns representantes, que lesgislam,, executam e julgam,  em causa própria, e de alguns poderosos, e assim, permitem que tantas corrupções aconteçam e, a maior parte delas, ficam na impunidade. 
Saber escolher, fiscalizar e denunciar, cabe também à nós cidadãos! No Brasil não faltam leis de direitos ou deveres, falta sim, que se ponha em prática para todo e qualquer cidadão.
Sou brasileiro com muito orgulho e não com vergonha!

Nenhum comentário: